• Registro de pesquisadores colaboradores que realizam pesquisas na Universidade de Brasília.

 

Como Funciona? (Revogada pela Resolução CEPE 0047/2022)

  • Envio de memorando com a solicitação de registro de pesquisador colaborador, junto com todos os documentos necessários, à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPP), via Decanato de Pós-Graduação (DPG), por processo SEI, unidade DPG/DPI/CPP.
  • A CPP analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o processo é encaminhado ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) para registro do pesquisador colaborador com um número de matrícula.
  • Aos pesquisadores colaboradores é assegurado, pela UnB, direitos e prerrogativas tais como o acesso aos serviços regularmente oferecidos pela UnB (Biblioteca, Restaurante e Centro Olímpico), bem como o patrocínio formal de atividades intelectuais, sem ônus para a FUB).
  • Ressaltamos que para fins de orientação no respectivo Programa de Pós-Graduação, é necessária solicitação para Registro como Orientador (Orientações aqui)

 

Legislação

 

  • Resolução CEPE 0047/2022 que Regulamenta a vinculação de Pesquisadores Colaboradores que realizam Pesquisas na Universidade de Brasília. 
  • CEPE 0083/2020 (Revogada pela Resolução CEPE 0047/2022)

 

Formulário

 
  • Disponível para uso pelos usuários do SEI. Escolha o Tipo do Documento"Formulário Específico Pesquisador Colaborador".

     

 

 

ORIENTAÇÕES: (Em atualização Resolução CEPE 0047/2022)

É obrigatório anexar:

  • Formulário específico, atualizado, com todos os campos devidamente preenchidos, disponível para uso pelos usuários do SEI. Escolha o Tipo do Documento"Formulário Específico Pesquisador Colaborador".
    (conforme Art. 10, I, da Resolução CEPE 0083/2020);
  • Currículo Lattes, completo e atualizado nos últimos 90 (noventa) dias anteriores à solicitação (para estrangeiros é permitido currículo fora da Plataforma Lattes) - Conforme Art. 10, II, da Resolução CEPE 0083/2020;
  • Plano de Trabalho (Conforme Art. 10, III, da Resolução CEPE 0083/2020);
  • Projeto de Pesquisa (Conforme Art. 10, IV, da Resolução CEPE 0083/2020);
  • Carta de apresentação ou convite de um professor supervisor vinculado à Unidade a qual o pesquisador irá desenvolver a pesquisa (Conforme Art. 10, V, da Resolução CEPE 0083/2020);
  • Relatório das atividades desenvolvidas (no caso de renovação) - Conforme Art. 10, VI, da Resolução CEPE 0083/2020;
  • Ata da reunião do Conselho da Unidade (quando a solicitação de vinculação for oriunda da Direção de Instituto, Faculdade ou Centro de Estudos e Pesquisa) constando a aprovação do registro, com base em parecer circunstanciado elaborado por relator especializado na área da proposta de pesquisa;
  • Ata da reunião do Colegiado do respectivo Programa de Pós-Graduação e Ata da reunião do Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação da Unidade, se houver (quando a solicitação de vinculação for oriunda de um Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília), constando a aprovação do registro, com base em parecer circunstanciado elaborado por relator especializado na área da proposta de pesquisa.

Importante:

- É possível aprovação Ad Referendum do Colegiado do Programa de Pós-Graduação ou do Colegiado dos Cursos de Pós-Graduação da Unidade, indicando a reunião do Colegiado na qual a solicitação será apreciada.

- Em casos de solicitação de renovação é necessário que o pedido seja encaminhado até 40 (quarenta) dias antes do término da vigência e incluído no processo que originou o primeiro registro ou Ficha Funcional comprovando a data do desligamento. Findo esse prazo, deverá ser estabelecido novo processo.  

- "Para o credenciamento como Pesquisador Colaborador de professores aposentados, Honoris Causa e eméritos da Universidade de Brasília, credenciados como orientadores na Pós-graduação, será suficiente o ato de seu credenciamento no PPG." (Artigo 16, CEPE 0083/2020) e o formulário específico.

- Para o credenciamento como Pesquisador Colaborador de docentes e pesquisadores vinculados à categoria de Pós-doutorado o período do vínculo coincidirá com o tempo do Estágio Pós-Doutoral.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Observação:

Para fins de orientação no respectivo Programa de Pós-Graduação é necessário que seja solicitado, em processo distinto, o credenciamento como orientador (clique aqui).

 

 

 

Procedimentos

  1. Preenchimento do Formulário:
  • Indicar a qual Faculdade, Instituto, Centro de Estudos e Pesquisa ou Programa de Pós-Graduação manterá a vinculação.
  • Escolher a categoria do Registro: Sênior– é aquele que possuí título de Doutor e experiência superior a 4 anos na coordenação e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento; Pleno (Associado) – é aquele que possuí o título de Doutor e experiência de 6 (seis) anos com participação em projetos de pesquisa; Assistente – é aquele que possui o título de Mestre, ou com qualificação e experiência de pelo menos 4 anos em projetos de PD&I, e realiza pesquisa supervisionada por um professor da Universidade de Brasília; Júnior I – é aquele que possui curso superior completo e realiza pesquisa supervisionada por um pesquisador da Universidade de Brasília; Júnior II – é aquele que não possui curso superior completo e participa de pesquisa supervisionada por um pesquisador da Universidade de Brasília.
  • Preencher dados pessoais do pesquisador.
  • Responder se é aposentado da Fundação Universidade de Brasília.
  • Responder se manterá vínculo com outra instituição. Caso afirmativo, escrever o nome da instituição.
  • Marcar o campo onde está escrito: “Declaro não possuir vínculo empregatício com a Universidade de Brasília”.
  • Datar e assinar o formulário.
  1. Envio do Processo: (Revogada pela Resolução CEPE 0047/2022)
  • Adicionar ao processo os documentos acima elencados e encaminhar via SEI à unidade DPG / DPI / CPP.
  1. Check List para Registro de Pesquisador Colaborador (todas as respostas devem ser "sim" para que o processo seja analisado pelo DPG)  

Item

Sim

Não

01 – O processo possui formulário de credenciamento de Pesquisador Colaborador com todos os campos preenchidos?

 

 

02 – O formulário de Registro foi assinado pelo interessado?

 

 

03 – O processo possui parecer circunstanciado aprovado pelo Colegiado do Programa?

 

 

04 – O processo possui o Projeto de Pesquisa do Pesquisador?

 

 

05 – O processo possui o Plano de Trabalho do Pesquisador?

 

 

06 – O processo possui Relatório das atividades desenvolvidas (no caso de renovação)?

 

 

07 – O processo possui Carta de apresentação ou convite de um professor supervisor vinculado à Unidade a qual o pesquisador irá desenvolver a pesquisa?

 

 

08 – O processo possui o Currículo Lattes do interessado completo e atualizado?

 

 

09 – O processo possuí a (s) Ata (s) de aprovação do registro?