O Decanato de Pós-Graduação e o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional tornam público o Edital DPG/DPO 0001/2021 de apoio à ampliação de vagas nos processos seletivos dos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo principal do Edital é estimular o crescimento dos PPGs, apoiar e democratizar o acesso à pós-graduação e, dessa forma, contribuir para incremento da produção discente e docente, fortalecendo a formação de recursos humanos de alta qualificação no Brasil.

O Edital 0001/2021 disponibiliza cotas de bolsas de mestrado e doutorado pelo período de 12 meses aos PPGs que ampliarem o quantitativo de discentes em seus programas: i) por meio do ingresso daqueles já aprovados em processos seletivos realizados (com candidatos em lista de espera); ii) em andamento ou em fase de planejamento que estabeleçam ampliação de vagas ofertadas em processos seletivos a serem lançados no ano de 2021.

O Edital 0001/2021 prevê o início do pagamento de bolsas já em setembro de 2021, respeitando o planejamento interno dos PPGs no que tange à alocação das bolsas. Os PPGs definem os discentes que poderão ser contemplados com as bolsas, seguindo as regulamentações internas para a alocação e as citadas no Edital.

A administração superior da Universidade de Brasília está ciente de que há discentes regularmente matriculados ou em fila de espera que pleiteiam bolsas e não são contemplados devido ao número cada vez menor de bolsas disponíveis. Com essa iniciativa inovadora, a UnB estimula o fortalecimento da pós-graduação e prioriza o aporte de recursos para complementar o número de bolsas vigentes de mestrado e doutorado. Busca-se, ainda, estimular oferta de bolsas pela Unidade com recursos próprios ou da matriz 2021, sempre que possível. Dessa forma, esse esforço colaborativo e solidário para o crescimento e financiamento da pós-graduação faz parte das estratégias para o enfrentamento das dificuldades que vivenciamos, que requer, além de ações para a recomposição e a ampliação do número de bolsas da instituição e de recursos para pesquisas, iniciativas imediatas de financiamento estudantil.

Clique aqui e acesse o Edital.