O Decanato de  Pós-Graduação torna público o  resultado dos pedidos de monitoria II para o período letivo de 2/2018.

Lembramos que os créditos correspondentes só poderão ser atribuídos ao término do período letivo, após envio do relatório de atividades do professor e do aluno.

Acesse aqui o resultado após o período de recurso.

ATENÇÃO: Prazo para envio de relatório final - ATÉ O DIA 21.12.2018 (SEXTA-FEIRA)

  • Os formulários para Relatório Final de Monitoria II estão disponíveis aqui.

Mais informações disponíveis em: Monitoria na Pós-Graduação

Confira seus editais abertos na sequinte página:

http://www.fap.df.gov.br/editais/exclusivos-fapdf/abertos-2018.html

De acordo com a Portaria 161, de 22 de agosto de 2017, a avaliação das propostas de cursos novos será realizada em cinco etapas. A primeira, relativa à análise documental foi realizada (artigo 14, inciso I) durante os meses de dezembro de  2017 a fevereiro de 2018 com a verificação dos documentos enviados. As propostas com documentação incompleta ou incorreta foram eliminadas em caráter definitivo do processo de avaliação.:

A segunda etapa, o enquadramento da proposta em área de avaliação,  foi realizada pela Diretoria de Avaliação em fevereiro de 2018, de acordo com o artigo 14, inciso II da portaria supracitada. Este enquadramento é provisório podendo ou não ser mantido após a etapa de análise de mérito.

A terceira etapa está sendo feita agora em março de 2018. Trata-se da análise da admissibilidade que consiste na avaliação, pelo Coordenador de Área,  sobre o atendimento da proposta aos  requisitos mínimos exigidos pela área de avaliação para abertura e funcionamento do programa. As propostas que não atenderem a estes requisitos mínimos, conforme explicitado nos documentos de orientação para APCN, serão igualmente eliminadas em caráter definitivo do processo de avaliação.

Esclarecemos que as propostas desclassificadas nessas etapas poderão ser submetidas a nova avaliação no APCN 2018, cujas inscrições estarão abertas no período de  23/04/2018 a 01/06/2018. Assim, os proponentes terão tempo hábil para providenciar a documentação necessária e readequar as propostas de acordo com o estabelecido no respectivo documento de orientação para APCN de cada área e na portaria vigente, disponível na seção "Avaliação de Propostas de Cursos Novos" na página da legislação específica da avaliação (http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao/legislacao-especifica) afim de reapresenta-la no ciclo avaliativo de 2018.  

A análise de mérito é a quarta etapa e compreende a emissão de parecer detalhado sobre a proposta, por comissão de avaliação criada especificamente para este fim.  Faz-se oportuno esclarecer que, em virtude da Avaliação Quadrienal, ocorrida de julho a dezembro de 2017, e da posse dos novos coordenadores de área de avaliação, que ocorrerá em abril de 2018, esta etapa da avaliação só poderá ser realizada após a nomeação dos coordenadores de área.

As propostas de APCN 2018 passarão por etapas semelhantes e possivelmente serão avaliadas simultaneamente às propostas de 2017.

Todos os questionamentos recebidos sobre esse assunto devem ser encaminhados à DAV, no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.,  para ciência e providências.

 

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. 

CNPq

Bolsas no País (link: http://cnpq.br/bolsas-no-pais/)

 
Etapas Cronograma
Inscrição  De 23 de maio de 2016 a 12 de agosto de 2016
Julgamento  Outubro e novembro de 2016
Previsão de Resultados Do dia 16 a 31 de janeiro de 2017
Início da vigência De março até maio de 2017

 

Capes

Bolsas no Exterior

 

Doutorado
Destinado a candidatos de comprovado desempenho acadêmico e que se dirijam a instituições de excelência e prestígio internacional, em áreas de reconhecida carência de grupos consolidados no país.

Etapas Datas
Inscrições (exclusivamente pela internet) Até 30 de agosto de 2016
Resultado final A partir de 18 de abril de 2017
Complementação de documentos até 30 de junho de 2017
Início dos estudos no exterior Julho a Novembro de 2017

 

Link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado

 

Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE
Programa institucional com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3. As bolsas serão destinadas aos alunos brasileiros regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior.

Etapas Datas
Seleção Interna pela IES Até 30 de setembro de 2016
Inscrições na Capes pelos candidatos Até 31 de outubro de 2016
Homologação pela IES no sistema da Capes De 01 de novembro a 30 de novembro de 2016
Complementação de documentos Até 30 de janeiro de 2017
Início dos estudos no exterior Março a outubro de 2017

 

Link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

Ver em: http://www.dpp.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=472:doutorado-sanduiche-pdse&catid=139&Itemid=428

 

Pesquisa Pós-Doutoral
Destina-se a realização de estudos avançados por pesquisador com o título de Doutor há menos de 8 anos para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior, desde que nos últimos três anos não tenha realizado estudos/pesquisas no exterior da mesma natureza.

Etapas Datas previstas
Inscrições Até 15 de julho de 2016
Resultado final A partir de 22 de dezembro de 2016
Complementação de Documentos Até 30 de janeiro de 2017
Início dos estudos no exterior Março a julho de 2017

 

Link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/pesquisa-pos-doutoral-no-exterior

 

Estágio Sênior
Destina-se a pesquisadores doutores, com vínculo empregatício em instituição brasileira de ensino ou pesquisa no Brasil, que possuam título de doutor há oito anos ou mais, quando da inscrição/candidatura no programa, com o objetivo de contribuir para o estabelecimento de intercâmbio científico e/ou tecnológico e abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento das diversas áreas no País.

Etapas Datas previstas
Inscrições Até 15 de julho de 2016
Resultado Final A partir de 22 de dezembro de 2016
Complementação de documentos Até 30 de janeiro de 2017
Início dos estudos no exterior Março a julho de 2017

 

Link: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/estagio-senior

Formulário: Clique aqui

 

Edital Auxílio à PesquisaDPP-UnB No 02/2016

 

Termo de compromisso 

 


Favor divulgar amplamente em seu programa.
Favor observar o envio do anexo.
Cordialmente,
Demétrio Filho

Instrução DPP complementar sobre o edital finep-multiusuários:

Para evitar erros de preenchimento ou não atendimento aos requerimentos do Edital, o DPP centralizará o preenchimento e o envio de cada  formulário-proposta apresentada à CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 – CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS.

Lembro que cada unidade acadêmica só poderá encaminhar/assinar UMA ÚNICA proposta. Uma proposta pode ser assinada por mais de uma unidade acadêmica. Cada proposta pode contar com a participação de professores de várias unidades acadêmicas.

O formulário em anexo (formato Word) é um espelho do Formulário de Manifestação de Interesse que foi disponibilizado pela FINEP.  Os  formulários/propostas, em formato Word, devem ser enviados ao DPP em CD, DVD, ou Pen Drive, acompanhados de carta(s) do(s) Diretor(es) de Unidade(s) acadêmica(s) via UnBDoc até o dia 3 de maio de 2016.

O DPP irá transcrever as informações de cada formulário/proposta enviado pelas unidades para o sistema da FINEP e proceder ao devido registro institucional.

Anexo: Edital e Formulário 

Diretoria de Desenvolvimento Institucional e Inovação - DIRDI

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/8032106763743620


Após pedido de esclarecimentos enviados à FINEP sobre a CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 – CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS, esclarecemos que:

1) As "unidades de pesquisa" denominadas no Edital são nossos Institutos e Faculdades. Sendo assim, a UnB poderá enviar várias propostas, uma por Unidade Acadêmica. Por exemplo, o IQ, a FCE e a FS poderão enviar uma proposta cada;

2) A Proposta poderá inserir-se na Linha 1 (Laboratório Consolidado) ou na Linha 2 (Laboratório Emergente). A definição da Linha deve seguir os critérios do Edital;

3) Não há limite para o número de propostas enviadas pela UnB;

4) Cada Unidade Acadêmica será responsável pela seleção de sua proposta (uma apenas, seja na linha 1 ou na linha 2 do edital); e

5) As propostas apresentadas na Linha 1 devem ser obrigatoriamente coordenadas por um bolsista de produtividade CNPq nível 1. Já aquelas inseridas na Linha 2, preferencialmente por um bolsista  de produtividade CNPq.

Profa Fernanda Sobral
Diretora de Pesquisa
DPP

Para maiores informações, clique aqui.

- EDITAL (Download)

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- INSTRUÇÕES:

 

Para estudantes:


 1) Modalidades Remunerada e Voluntária
- Entregar, no ProIC, o Termo de Compromisso, devidamente preenchido e assinado, entre os dias 20/07 a 29/07/2016
- Atualizar os dados na Matrícula-Web (informar e-mail e telefone).
- Atualizar o Currículo Lattes/CNPq.


 2) Modalidade Remunerada
- Responder, até o dia 15/08/2016, a mensagem enviada pelo CNPq para o e-mail do CV Lattes do/a estudante, com a solicitação para inserir os dados bancários e ativar a bolsa.
- Remunerados que não receberem a mensagem do CNPq, estão cadastrados na folha de contrapartida da UnB; os dados bancários serão colhidos no Termo de Compromisso entregue no ProIC.


Somente os que entregarem o Termo de Compromisso até o dia 29/07/2016 receberão a 1º bolsa em conta corrente.


- Os bolsistas que entregarem o Termo após o dia 29/07/2016 poderão recolher o pagamento da primeira parcela diretamente no caixa da Agência do Banco do Brasil.
- O pagamento será feito a partir do quinto dia útil do mês seguinte.
 
Para Orientadores:


- Em caso de alteração na indicação de estudante(s), a substituição deverá ser enviada pelo/a orientador/a, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até o dia 28 de julho de 2016.
- Atualizar os dados no DGP (e-mail e telefone), uma vez que o Sistema SIBOL/ProIC/DPP recolhe os dados de forma automática do SIPES/DGP.
 
- Termo de Compromisso dos Editais ProIC (Download)

Pedidos de Reconsideração:
Os pedidos de reconsideração ao resultado provisório dos Editais (PIBIC 2016/2017, PIBITI 2016/2017, PIBIC Ações Afirmativas 2016/2017 e PIBIC Ensino Médio 2016/2017) deverão ser encaminhados via UnBDoc (impresso) e entregues na Secretaria do Programa de Iniciação Cientifica (ProIC), no período de 21 a 23 de junho de 2016, das 8h às 17h, Pavilhão Anísio Teixeira, sala AT 012.