Elaboração e encaminhamento de edital de seleção

Objetivo

• Orientar o preenchimento do edital seleção para o processo seletivo de entrada de novos alunos no programa de pós-graduação.

Como funciona?

O edital deve ser elaborado conforme modelo de edital de pós-graduação (ver abaixo):

• O edital deve ser aprovado em reunião do Colegiado de Pós-Graduação e enviado ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) , acompanhado do formulário de propostas de vagas devidamente preenchido, ambos em formato PDF.

• O DPG analisa o edital de acordo com o modelo e as peculiaridades de cada programa e, caso seja aprovado, será encaminhado para posterior publicação na página do Decanato de Pós-Graduação.

Legislação

Resolução CEPE nº 80/2017 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB), disponível no link

Ou clique CEPE 80/2017

O número de vagas para admissão nos cursos de pós-graduação e o respectivo edital de seleção deverão ser propostos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação e submetidos à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo menos 45 dias antes do início das inscrições para a seleção.

Formulários

Os formulários diversos, encontram-se disponíveis nos links abaixo:

Proposta Vagas

Modelo de Edital de seleção DPG

Modelo de Edital de retificação DPG

Modelo Recurso

Modelo da lista dos candidatos aprovados

Modelo de Homologação

Orientações/Informações

A solicitação de aprovação do edital deve conter:

• Formulário de proposta de vagas preenchido:

• Nome do programa.

• Deliberação do colegiado e data da reunião.

• Curso, vagas atuais e propostas.

• Nome do coordenador e assinatura.

• Relação dos professores em exercício no programa.

• Relação dos professores afastados.

• O edital e seus anexos em folhas separadas.

Observar o intervalo da realização de etapas eliminatórias e os seus resultados para a etapa seguinte.

A cada etapa eliminatória e presencial deve ser dado um intervalo de, no mínimo, 2 (dois) dias úteis, destinados aos recursos e pedidos de reconsideração.

O encaminhamento do edital deve ser feito em formato PDF, via SEI, para análise e posterior publicação na página do DPG: http://www.dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=527&Itemid=422.

Do resultado final só serão cabíveis recursos ao Colegiado do Programa, na hipótese de vício de forma, até 10 (dez) dias úteis após a divulgação dos Resultados Finais, como previsto no Regimento Geral da Universidade de Brasília, Artigo 61

Procedimentos

Check List para aprovação de edital

Item

Não

01– Observou o modelo de edital que se encontra nesta página, na parte Formulários e atualizou as informações do edital?

02 –  Encaminhou junto com o Edital, o Formulário de proposta de vagas todo preenchido?

03 – Observou a numeração sequencial do edital e o ano que vai ser lançado?

04 – Verificou se os links dentro do edital estão certos e válidos?

05 – Verificou se as referencias estão corretas? (ex: O Formulário de inscrição encontra-se no anexo 1 e está lá mesmo).

06 – Verificou se há numeração repetida ou fora da sequência?

07 – Verificou se todas as datas de inscrição, de recursos, de provas estão corretas, compatíveis e fora de feriados e finais de semana?

08 – Observou a data de início das inscrições (posterior à aprovação e divulgação do edital pelo DPG)?

09 – Informou como será a avaliação de proficiência em língua estrangeira?

10 – Verificou se a resolução informada no edital, é a vigente (80/2017)?

11 – Verificou o prazo de antecedência que deve ser enviado o processo ao DPG?

12 – Encaminhou o memorando com assinatura do Coordenador do Programa para o DPG?