Elaboração e encaminhamento de edital de seleção

Objetivo

• Orientar o preenchimento do edital seleção para o processo seletivo de entrada de novos alunos no programa de pós-graduação.

Como funciona?

O edital deve ser elaborado conforme modelo de edital de pós-graduação (ver abaixo):

• O edital deve ser aprovado em reunião do Colegiado de Pós-Graduação e enviado ao Decanato de Pós-Graduação (DPG) , acompanhado do formulário de propostas de vagas devidamente preenchido, ambos em formato PDF.

• O DPG analisa o edital de acordo com o modelo e as peculiaridades de cada programa e, caso seja aprovado, será encaminhado para posterior publicação na página do Decanato de Pós-Graduação.

Legislação

Resolução CEPE nº 0080/2017 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB), disponível no link

O número de vagas para admissão nos cursos de pós-graduação e o respectivo edital de seleção deverão ser propostos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação e submetidos à Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo menos 45 dias antes do início das inscrições para a seleção.

Formulários

Os formulários diversos, encontram-se disponíveis nos links abaixo:

Proposta Vagas

Modelo de Edital de seleção DPG

Modelo de Edital de retificação DPG

Modelo da lista dos candidatos aprovados

Modelo Recurso

Orientações/Informações

A solicitação de aprovação do edital deve conter:

• Formulário de proposta de vagas preenchido:

• Nome do programa.

• Deliberação do colegiado e data da reunião.

• Curso, vagas atuais e propostas.

• Nome do coordenador e assinatura.

• Relação dos professores em exercício no programa.

• Relação dos professores afastados.

• O edital e seus anexos em folhas separadas.

Observar o intervalo da realização de etapas eliminatórias e os seus resultados para a etapa seguinte.

A cada etapa eliminatória e presencial deve ser dado um intervalo de, no mínimo, 2 (dois) dias úteis, destinados aos recursos e pedidos de reconsideração.

O encaminhamento do edital deve ser feito em formato PDF, via SEI, para análise e posterior publicação na página do DPG: http://www.dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=527&Itemid=422.

Do resultado final só serão cabíveis recursos ao Colegiado do Programa, na hipótese de vício de forma, até 10 (dez) dias úteis após a divulgação dos Resultados Finais, como previsto no Regimento Geral da Universidade de Brasília, Artigo 61

Procedimentos

Check List para aprovação de edital

Item

Não

01 – Preencheu todos os campos do formulário de proposta de vagas com informação de credenciamento dos professores e relação dos professores em exercício e afastados?

02 –  Resolução vigente - 80/2017. Atualizou a legislação?

03 – Observou a numeração do edital e o ano que vai ser lançado?

04 – Colocou o número de vagas por escrito e por extenso?

05 – Colocou as etapas do processo de seleção?

06 – Especificou a forma de avaliação de acordo com as etapas?

07 – Colocou, na classificação final, os pesos por extenso?

08 – Observou o cronograma de acordo com as etapas (item 8.1 do modelo do edital)?

09 – Observou a data de início das inscrições (posterior à aprovação e divulgação do edital pelo DPG)?

10 – Encaminhou o edital no formato PDF ao DPG?

11 - Atualizou o nome e endereço do DPG - Decanato de Pós-Graduação - Endereço: Prédio do CDT?

12 – Encaminhou o memorando com assinatura do Coordenador do Programa para a CPP, via DPG?