Objetivo

Homologação dos relatórios de defesa de dissertação/tese para fins de diplomação.

Como funciona?

O DPG recebe via SEI, a documentação referente à defesa contendo:

1 Memorando do Programa de Pós-Graduação;

2 Relatório de Defesa extraído do SIPPOS, contendo:

• Título idêntico no relatório de defesa e na cópia digitalizada do trabalho final;
  • Assinaturas de todos os membros da banca. (O presidente da banca só poderá ser substituído por outro membro que seja vinculado à unidade)
  • Marcação do resultado – CAMPO 4 do Relatório:
    • Se o resultado for aprovação ou reprovação, apenas uma opção;
    • Se o resultado for “revisão de forma”, marcar o campo que indica a entrega da revisão de forma;
    • Se o resultado for “reformulação”, indicar o prazo determinado para nova versão da banca;
    • Autenticação do Presidente da Comissão Examinadora – Assinatura e Data;
    • Autenticação do Coordenador do Curso - Data, Carimbo e Assinatura;
    • Ciente do Aluno – Data e Assinatura.

3 Cópia Digitalizada em PDF do trabalho final(tese/dissertação);

4 Resumo do Trabalho em PDF, em arquivo separado contendo:

• Nome Completo do Autor;
  • Título (Idêntico no Relatório da Defesa e na CÓPIA da dissertação/tese);
  • Nome do curso;
  • Data da defesa;
  • Nome Completo do Orientador;
  • Resumo em Português;
  • Palavras chaves em Português;
  • Resumo em Inglês;
  • Palavras chaves em inglês.

5 Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações, com todos os campos preenchidos e assinados.

• Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE nº 91/2004.

CEPE nº 91/2004

• Resolução do DPP nº 002/2006.

Legislação DPP 002/206

Formulários

Termo de Autorização para Publicações de Teses e Dissertações Eletrônicas (TDE) na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) (.pdf)

No caso da liberação para publicação ser "parcial", preencher o formulário a seguir:

Formulário de solicitação para publicação parcial no repositório institucional da UnB

Para estender o prazo de publicação parcial, preencher o formulário a seguir:

Formulário de solicitação de extensão do prazo para publicação parcial no repositório institucional da UnB

Procedimentos

• O servidor do DPG verifica se a Ata do relatório de defesa está preenchida corretamente e com todas as assinaturas originais. Também serão verificados o arquivo da dissertação ou tese completa, em PDF; o arquivo com o resumo que deverá estar de acordo com as normas da BCE e o formulário do IBICT preenchido com a liberação para publicação parcial ou total.
  • A Ata será assinada pelo Decano ou seu representante e enviada à SAA, junto com o processo completo, para emissão do Diploma e à BCE para publicação.

Check List para Envio de Relatório de Defesa de Dissertação/Tese para emissão de diploma

Item Sim Não
O processo possui memorando de encaminhamento da Coordenação do Programa?
O processo possui dois arquivos, em PDF, conforme instruções acima (Itens 3 e 4)?
O processo possui Ata da defesa com a assinatura de todos os membros efetivos da banca e do aluno?
A Ata de defesa possui indicação do resultado da avaliação?
O processo possui formulário do IBICT preenchido com a liberação para publicação parcial ou total da dissertação/tese?
O processo possui justificativa e aprovação pela comissão do Programa da liberação parcial da dissertação/tese? (SÓ NO CASO DE LIBERAÇÃO PARCIAL)
Todos os documentos externos anexados ao SEI foram assinados digitalmente com a finalidade de autenticação?