Prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese

• Estender o prazo para defesa de dissertação/tese.

Como funciona?

• Enviar memorando com a solicitação de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese, juntamente com todos os documentos necessários, ao Decanato de Pós-Graduação (DPG).

• O DPG analisa a solicitação e, caso seja aprovada, o novo prazo é registrado no sistema da pós-graduação (SIPPOS).

• O DPG retorna o processo ao programa para conhecimento.

Legislação

Resolução CEPE nº 0080/2017 (Regulamenta os Programas de Pós-Graduação na UnB), disponível no link:

A resolução acima dispõe, no seu art. 23, que:

a prorrogação de prazo para permanência no curso poderá ocorrer excepcionalmente, perante a apresentação de razões amplamente justificadas e de cronograma que claramente indique a viabilidade de conclusão pelo aluno, esses prazos poderão ser estendidos ou reduzidos por um período inferior a um semestre letivo, no caso do mestrado, e dois semestres letivos, no caso do doutorado

Formulários

• Requerimento de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese. Disponível no link:

Orientações/Informações

• As solicitações devem conter todos os documentos listados no formulário:

- Solicitação assinada pelo discente com cronograma de atividades para o período da prorrogação proposto.

- Parecer do orientador concordando com o pedido de prorrogação de prazo.

- Histórico Escolar atualizado.

- Tela FORPEN do SIPPOS impressa e atualizada. (Para que o DPG possa conceder a prorrogação de prazo, o aluno não deve possuir pendências de integralização de créditos/pré-requisitos.).

- Aprovação da prorrogação de prazo pela Comissão e/ou Colegiado do Programa e/ou da unidade.

Procedimentos

Preenchimento do Requerimento de Prorrogação de Prazo

• Preencher nome do aluno, número de matrícula, nível (mestrado/mestrado profissional/doutorado).

• Escrever justificativa para a prorrogação de prazo (acrescentar mais folhas caso o campo não seja suficiente).

• Adicionar a data aprovada pela Comissão e/ou Colegiado conforme prazo máximo estipulado pela Resolução CEPE nº 91/2004 (máximo de 1 semestre para mestrado e 2 semestres para doutorado).

• Adicionar a data provável da defesa de dissertação.

• Solicitar a assinatura do requerimento pelo Coordenador do Programa.

Envio do processo

• Encaminhar memorando com todos os documentos à CPP, via DPG.

Check List para Prorrogação de Prazo de Defesa de Dissertação/Tese

Item

01 – Utilizou o formulário de prorrogação de prazo?

02 – Preencheu todos os campos do formulário de prorrogação de prazo?

03 – O processo possui justificativa do aluno com sua assinatura?

04 – O processo possui parecer do orientador do aluno?

05 – O processo possui histórico escolar atualizado do aluno?

06 – O processo possui tela FORPEN do SIPPOS impressa e atualizada?

07 – O processo possui aprovação da prorrogação de prazo pela Comissão e/ou Colegiado do Programa e/ou da unidade?

08 - Encaminhou o memorando com assinatura do Coordenador do Programa para a CPP, via DPG?