Solicitação e encaminhamento de pedido de bolsa

Objetivo

  • Orientar sobre o preenchimento dos Formulários e sobre as regras do encaminhamento deste tipo de solicitação.

Como funciona?

As solicitações devem conter as seguintes documentações:

  • Despacho inicial tendo o nome do aluno como interessado. No despacho, deverá ter a informação do nome do discente, nome da Pós-Graduação e nível (Mestrado ou Doutorado).
  • Formulário(s) adequado(s) para cancelamento, suspensão ou cadastramento.

 

Legislação

 

Portaria n° 76, de 14/04/10 - Novo Regulamento - Demanda Social

Portaria n° 248, concessão de bolsa em função de maternidade

Portaria n° 42, Regulamento do Programa de concessão de bolsa em função de maternidade

Portaria n° 52 - Regulamento do Programa de Demanda Social

  

Formulários

 

Os formulários diversos encontram-se disponíveis nos links abaixo:

Formulário para Cadastramento de discente

Formulário para Cancelamento de Bolsa

Formulário para Solicitação de Interrupção/Suspensão de Bolsa

Modelo de Termo de Compromisso para o cadastramento de discentes

 

Orientações/Informações

 

verificar sempre a página da capes para informações mais atualizadas:

http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/ds-e-proap

 

Procedimentos

 

Check List para cadastramento de bolsa da demanda social

Item Sim Não
01 – O discente está cadastrado na Plataforma Sucupira?    
02 – Há um despacho inicial criado com o campo “interessado” preenchido com o nome do discente?    
03 – Informou nesse despacho inicial do processo informando que é uma solicitação de cadastramento de bolsista com o nome do discente, nível (Mestrado ou Doutorado) e nome de sua Pós-Graduação?    
04 – Preencheu todos os campos do formulário? Atentar ao campo vínculo empregatício.    
05 – Informou uma conta corrente do Banco do Brasil?    
06 – Todas as assinaturas físicas foram feitas?    
07 – Todas as assinaturas eletrônicas foram feitas no processo?    
08 – O endereço no Termo de compromisso é de Brasília?    
09 – A assinatura do discente está com a firma reconhecida?    
10 – Foi informada a existência de cota para o discente ou um cancelamento para a substituição de bolsa?    
11 – Os dados bancários do discente estão legíveis?    
12 – Encaminhou o processo SEI para o Decanato de Pós-Graduação -DPG?    

 

Check List para cancelamento de bolsa da demanda social

Item Sim Não
01 – Há um despacho inicial criado com o campo “interessado” preenchido com o nome do discente?    
02 – Informou nesse despacho inicial do processo informando que é uma solicitação de cancelamento de bolsista com o nome do discente, nível (Mestrado ou Doutorado) e nome de sua Pós-Graduação?    
03 – Preencheu todos os campos do formulário?    
04 – O Formulário contém a assinatura física do Presidente da Comissão de Bolsas ou do Coordenador do PPG?    
05 – Todas as assinaturas eletrônicas foram feitas no processo?    
06 – Encaminhou o processo SEI para o Decanato de Pós-Graduação -DPG?    

 

Check List para suspensão de bolsa da demanda social

Item Sim Não
01 – Há um despacho inicial criado com o campo “interessado” preenchido com o nome do discente?    
02 – Informou nesse despacho inicial do processo informando que é uma suspensão de bolsista com o nome do discente, nível (Mestrado ou Doutorado), nome de sua Pós-Graduação e justificativa para a suspensão?    
03 – Preencheu todos os campos do formulário?    
04 – O Formulário contém a assinatura física do Presidente da Comissão de Bolsas ou do Coordenador do PPG?    
05 – O Formulário contém a assinatura física do bolsista?    
06 – Todas as assinaturas eletrônicas foram feitas no processo?    
07 – Encaminhou o processo SEI para o Decanato de Pós-Graduação -DPG?